quarta-feira, 1 de outubro de 2008

RESUMO DA ÓPERA; ESTOU COM GABEIRA COM MUITA ALEGRIA!







Domingo fui na passeata do Fernando Gabeira. Estou com ele, com muita alegria por ter alguém em quem confio pra votar para prefeito da cidade onde moro, porque isso é um artigo raro. Na verdade, transferi meu título de eleitor de Porto Alegre para o Rio quando fiquei sabendo que o Gabeira seria candidato a prefeito. Bendida coincidência, no dia que transferi meu título para o Rio e logo depois de sair do posto do TRE onde efetivei essa mudança, fui tomar um café na Livraria da Travessa de Ipanema. Logo que entrei divisei o rosto bonito de uma jovem mulher que tive a impressão de já conhecer. No instante seguinte constatei que aquele rosto bonito era de Maya Gabeira, a intrépida surfista das grandes ondas, filha daquele político que me conquistou desde sua chegada do exílio no final dos anos 70. E logo percebi que interlocutor da moça era esse mesmo cara que passei admirar quando ele reinventou a postura da esquerda no Brasil, dizendo que podíamos ser inventivos, bonitos e felizes  antes mesmo de que nossas aspirações por um mundo melhor se concretizassem. Enfim, quando cheguei na livraria, logo depois de fazer minha transferência de título encontrei Fernando Gabeira, justamente o cara que me havia motivado a votar no Rio.  Mesmo sem conhecê-lo pessoalmente não resisti e o abordei falando que acabara de transferir meu título para poder apoiar a sua candidatura. Ele me respondeu que faria de tudo para honrar meu voto, o que eu já achei um bela postura que, de saída, confirmava minhas convicções.

Mas por que?
Porque ele é um homem corajoso, vivido, honesto, verdadeiro e que conhece muito bem a realidade brasileira, incorporando em sua análise, e em seu plano de governo, todos os cidadãos, sem preconceitos, respeitando gêneros e escolhas sexuais, encarando a questão da segurança da cidade com seriedade, com enfrentamento, debatendo a questão da liberação ou não das drogas com uma análise política corajosa e pertinente. Ele é o único cara capaz de peitar as organizações paralelas que ditam as leis nas favelas do Rio, porque é um cara com capacidade de compreender essas forças, e saber como dissiduadí-las ou derrubá-las. Mas, para isso acontecer, ele precisará contar com o apoio dos cidadãos cariocas quando for eleito, pois é uma tarefa árdua e todo mundo sabe disso. Estarei com ele, assim como muitos outros artistas que afinaram-se com o seu projeto, sua estratégia e com a forma com que ele pretende operá-la.

Estou colocando um link de um vídeo da campanha, onde pessoas abordadas nas ruas  e alguns artistas e outros agentes da cultura e dos meios de comunicação, como Caetano Veloso, Leda Nagle, Du Moscovis e Nelson Motta,  emprestam sua solidadriedade, seu apoio a esse cara que, para mim, é o político mais inteligente e capacitado para governar e dar um jeito na cidade do Rio de Janeiro nos próximos 4 anos, acreditando também que seu sucessor seja um continuador de suas idéias e das idéias dos melhores brasileiros que moram nessa cidade encantada. E que seja para sempre bela e encantada!

Para ver e ouvir, copie e cole no seu navegador, vale a pena!

http://br.youtube.com/watch?v=ORsXkK8QeWQ



A primeira foto que anexei,  e que está mais embaixo, foi feita no começo da noite do último domingo, voltando da Barra, depois de uma rica conversa sobre música que tive com a cantora e compositora Bárbara Mendes, que é uma artista maravilhosa, ainda não conhecida no Brasil, coisa que não vai durar por muito tempo, pois ela canta muito!  É incrível como a música, mesmo sem som, visitou essa imagem, cedendo uma infinidade de colcheias coloridas que me fizeram acreditar ainda mais nos meus sentimentos de fraternidade, pois não há nada mais belo e primitivo do que a música e entre suas propriedades está o dom de agregar.  Por isso, para mim, música é tudo!

Ainda nas fotos, alguns momento do show Além do Paraíso, com Otto, Barbara Mendes, Chiara Civello e Gastão Villeroy. De quebra uma foto com Jonas Bloch e Beto Coville que foram pro abraço no camarim. A propósito eles estão em cartaz com a peça Senhor das Flores no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea nas terças e quartas às 19:30, até semana que vem. Imperdível o texto, de Vinicius Marques,  é ótimo e o Jonas é uma dos melhores atores do teatro e das telas brasileiras.

Abraço a todos
Obrigado pelos comentários
Falarei a respeito em breve.

11 comentários:

Marco Aurélio Ribeiro disse...

Antônio, também sou "Gabeira" desde garotinho. Reproduzo abaixo o que escrevi na minha coluna semanal, na internet. Sucesso!

O MATUNGÃO VIBROU

A coluna é de turfe, mas algumas vezes gosto de abordar outros assuntos para descontrair. Sem querer ser chato, volto a comentar sobre o cantor e compositor Antonio Villeroy, que terminou a temporada no Hideway, o famoso Espaço Laranja. Na quinta-feira (25) estive lá com família e amigos e foi um espetáculo. Além de “Totonho” e sua banda, canja de Bárbara Mendes, que cantou minha música preferida, com direito a menção de meu nome e o coro de “Matungo, Matungo”, puxado pela Karol (só podia ser ela mesma...). Anotem o nome que o cara é muito bom.

Fernanda Garcia disse...

Po,gaúcho super compositor e cantor(pena q torce pro inter).Po que legal q tu "estuda" os candidatos...Eu ainda não voto mas to sempre pesquisando pra ver qual é a "melhor escolha"...E cade o show em POA???

Bjs

Fabiana. disse...

Ad fotos estão lindas, e a última foto numa noite de chuva, tremida, como se tivesse sido tirada de dentro de um carro...
Onde moro tem de tudo, bandeiras, cartazes de chão, e até o vereador 'totó' em defesa dos animais.
Concluindo, este domingo vou unir a minha política com uma boa caminhada.
Nem vou me estender aqui porque no MySpace já falo demais mesmo...
Lembranças Antonio.

Paula Estrela disse...

Totonho, como tem passado?

Seu texto me remete a reflexões de Lya Luft, que de maneira mais bem escrita e concatenada expõe o que me vem na cabeça e no coração :

"Ardentemente espero que não acabemos numa grande festa inicial, pensando estar livres dos chatos que exigem a famosa faxina ética, para logo nos perdermos num caminho de arrependimento tardio. Pois nossa escolha nos será cobrada, a nossos filhos e netos, por muito tempo, caso a gente esteja entretido ou fragilizado demais para avaliar bem o que fazemos, e por que o fazemos."

Beijos musicais!!!! e sucesso infinito!

Paula Estrela disse...

Não resisti e voltei pra dizer que amei isso :

"Sempre que alguém é preterido, você tenta ao pé do ouvido envenenar o coração..." (Prima do Ciúme)

Ah, que maldade deliciosa, merece ir pro céu, sim!!! Adoro esses sentimentos pagãos ...kkkkkk.

Unknown disse...

Uhu, Gabeira já passou a Jandira e provalvelmente teremos segundo turno e muitas chancer de Gabeira ser o Prefeito!!!

Hannaly Oliveira disse...

depois que você falou do Gabeira aqui eu fui começar a prestar atenção no nome dele nas pesquisas, e ele subiu! hahah ,

nao vejo a hora de começar a votar!

beijo, Antonio =*

Anônimo disse...

Que linda a foto das notas musicais coloridas. Como foi feita?
Foi de dentro do carro, não? Você editou ou saiu assim mesmo?

Sobre votação esse será meu primeiro ano. Aqui em SP quem está na frente é a Marta Suplicy. Eu gosto dela, mas nos últimos tempos apareceu tanta roubalheira envolvendo o pessoal do PT que tenho minhas dúvidas. Vou decidir essa semana.

Que bom que você está convicto da pessoa em que vai votar. Eu não sei nada do Gabeira, mas acho que você deve ter bom senso para escolher. Eu também colocaria honestidade e coragem para mudar as coisas como critério de escolha.

Lindas as fotos dos shows. Eu vi a Chiara cantando em SP com a Ana Carolina, no mesmo dia em que você cantou. Foi perfeito!!!

E quando é que seu show vem para cá. Onde vai ser?

To ansiosíssima.

Adoro você, suas letras são lindas.

Pat

Anônimo disse...

Chiara Civello td de bom quero vc em santos amo suas canções

Anônimo disse...

congratulations from Italy. I love Chiara Civello! she's great!!!when a tour in Italy?
see Chiara here: http://it.youtube.com/watch?v=HirFFTHPJKQ
CIAO! Rosy

Ivo Glauco disse...

Daaaalê Totonho. Daaaalê Chiara