sexta-feira, 3 de julho de 2009

FILMES, TIMES, COISAS E PERSONNAS











Bom dia a todos.
Ontem não deu pra postar, mas isso não se deve em nada à derrota do Internacional. Simplesmente trabalhei de 7:30 até 22:30, com pequenos intevalos pra um café ou atender a um ou outro telefonema. Pra se ter idéia fui almojantar às 23:00. 

Cheguei em casa pregado e fui assistir no Sport TV, a um daqueles programas de mesa redonda em participa, entre outros, o Casagrande. O Casa é Corinthiano de nascença, começou a treinar no Timão aos 6 anos de idade, na categoria Dente de Leite. Gosto de vê-lo falar, pois é bem articulado e conhece bastante a arte do futebol. O time do Corinthians está muito bem estruturado e não é nenhuma vergonha ter perdido esse título. Além de tudo, o Inter estava disputando 3 campeonatos, tinha 2 jogadores na selecão e vinha meio desgastado pela sequência de jogos com time desfalcado e pelo excesso de stress dessas decisões. Agora acho que vai tudo se equilibrar e teremos um  brasileirão de alto nível. 

Tenho a impressão de que o futebol brasileiro está melhorando e penso que isso se deve, em parte, ao bom exemplo dado pela nova seleção, que é um time sério, sem os estrelismos e excessos daqueles jogadores que integraram o elenco de 2006 na Copa da Alemanha.  Aliás, ontem o Casagrande criticou a atitude do Ronaldo de pedir pelo fim das concentrações antes dos jogos. Argumentou que o Fenômeno não é flor fora do campo e que a ausência de concentração pode significar noitada na véspera e mau rendimento na partida. 

Para concluir esse papo sobre futebol, quero dizer que continuo com o maior orgulho de portar a camiseta do inter. Aos que tiraram onda aqui, parabéns aos Corinthianos (Patricia) e Cruzeirenses (Juliana, não se ofenda, mas eu simpatizo mais com o Galo);  aos Coritibanos o que tenho a dizer é que, na hora de não amarelar, amarelaram contra o Inter e aos gremistas complemento que agora também integram a trupe dos que bailaram (ver comentário de Tito).

Hoje o dia nasceu bem nublado no Rio, chovendo em alguns pontos como pode se ver na foto. Mesmo assim os passarinhos passeiam pela minha janela. Tem um cantando lindamente aqui perto do manjericão e do alecrim.  Adoro cozinhar e gosto de temperos fresquinhos, por isso fiz uma mini hortinha na minha sacada com ervas que utilizo nos pratos.  Se for do interesse dos leitores, posso passar algumas receitas por aqui. 

Comecei esse texto falando de trabalho. Como já escrevi anteriormente, estou fazendo a trilha de um filme chamado Enquanto a Noite Não Chega dos diretores Beto Souza e Renato Falcão, baseado no livro homônimo de Josué Guimarães

O filme trata da história de um casal e de um coveiro, únicos sobreviventes de uma cidade fictícia,  onde a modernidade não chegou e que estão em sua hora derradeira lembrando fatos de suas vidas. É uma reflexão sobre a existência com uma fotografia belíssima, feita em tecnologia 4k, que é um formato digital de última geração que exibe 4.096 pixels horizontais , multiplicados por 2.160 verticais o que dá um total de 8.847,360 pixels. Imaginem, então, a qualidade dessas imagens. 

Fiz umas fotos dentro do computador (maçã shift 3) extraídas do Quick Time do filme que estou utilizando para trabalhar. Mesmo com esse click feito a partir de um instantâneo da tela já dá pra perceber a beleza da fotografia do filme. 

A pós produção está sendo realizada em Nova Yorque e São Paulo. Entre hoje e domingo finaliza-se a correção de cor nos estúdios da O2 (leia-se Fenando Meirelles) em Sampa e talvez eu dê um pulo lá pra conferir. Se eu não postar amanhã é porque fui. Correção de cor é como uma masterização da imagem, em que define-se a palheta de tons (se vai mais para as cores vivas ou mais pastéis, por exemplo) e onde harmonizam-se as luzes das cenas, etc.

Falando um pouco dos diretores, Beto Souza tem vários filmes em seu currículo entre eles Netto Perde Sua Alma, vencedor do Festival de Gramado nas categorias Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Prêmio Especial do Júri e do Festival de Brasília na categoria de  Melhor Ator (Werner Schünemann). 

Renato Falcão dirigiu meu primeiro DVD, Sinal dos Tempos, é autor de um inventivo longa metragem mudo e em preto e branco, chamado Festa de Margareth, que está sendo distribuído nos EUA pela neta de Charles Chaplin, Kira Chaplin. Além disso, Falcão trabalha atualmente na Fox e é o diretor de fotografia do novo filme da Blue Sky, que fez A Era do Gelo. Por isso estou tão comprometido com essa trilha, porque o trabalho tem tudo pra ficar muito especial.

Hoje a capa da Folha de São Paulo traz Lula em foto com integrantes do Corinthians portando a faixa e a Taça da Copa do Brasil em Brasília. Os jogadores preferiram comemorar o título com o Presidente (conhecido corinthiano) a festejar com sua torcida em São Paulo. Um ato político que pode ajudar a alargar a popularidade de Lula nesse momento difícil que envolve os escândalos do Senado com a possível renúncia de Sarney à presidência da casa e consequente fim da aliança do PMDB com o PT,  o que poderia comprometer totalmente a governabilidade. Mas de uma coisa tenho certeza: bastaria o PMDB  acenar com um apoio à candidatura de José Serra em 2010 para Arthur Virgílio e todo PSDB correrem a aparar as arestas do bigode de Sarney. 

Na Ilustrada uma matéria sobre um incrível grafiteiro que faz exposição no Museu de Bristol na Inglaterra. Banksy é seu nome de fantasia, ninguém sabe o verdadeiro e nem conhece seu rosto, a montagem foi feita por anônimos e ninguém sabia qual deles era o autor das obras.   A matéria fala que a mostra foi negociada em segredo, já que a cidade natal do artista mantém com ele uma relação de amor e ódio.  E não são apenas grafites que a mostra revela, há pinturas, esculturas e instalações de todo tipo. Entre outros feitos, Banksy espalhou seu trabalho pelas diversas alas do museu, e colocou no acervo de pinturas ruprestes um desenho de um homem com um carrinho de supermercado feito sobre uma pedra. Muita gente passava sem se dar conta, outros eram surpresos com o inusitado.  Em 2005 ele havia infiltrado a mesma imagem no Museu Britânico. Descoberta a fraude, a  instituição incorporou a peça à sua coleção permanente.  

Sobre o evento no Museu de Bristol ele disse: "Essa é a primeira exposição que faço em que dinheiro público, de impostos, é usado para pendurar minhas obras - e não para removê-las."
 
Seguindo aquele raciocínio do post anterior sobre a diferença arte e artesanato, qualifico Banksy no rol dos verdadeiros artistas. Seu trabalho é inovador, tem raridade, incide sobre a sociedade promovendo reflexão e mudanças. É inspirador e coloca a arte na frente da personna do artista.  
Quem quiser saber mais sobre a exposição, dê um pulo no site:

http://www.banksy.co.uk

Eu já coloquei nos favoritos.

Hoje tem Adriana Calcanhoto e Maria Gadu na abertura da FLIP em Paraty.
Chico Buarque (inventor, mestre e diluidor da música brasileira) também estará lá. 
Bem que eu gostaria de ir, mas até domingo preciso realmente finalizar a parte de criação e gravação da trilha.
Segunda começam as mixagens.

Obrigado Hannaly pela sua contribuição à entrevista ao site do 3° Ano - Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Sergipe. Segundo me informaram, a entrevista será publicada hoje.  Segue o link:

 http://www.3anoacodap2009.hd1.com.br

Obrigado a todos pela presença e participação.
Bom fim de semana.
Abraços

Fotos
Camiseta do Inter
Duas Obras de Banksy
O Rio nublado hoje as 7:30
Imagens do Filme Enquanto a Noite Não Chega

Obs. o céu do Rio estava bem semelhante ao da cena do filme que coloquei logo abaixo.

17 comentários:

Ana Carolina, disse...

Aprecio a forma como vc consegue tratar, num mesmo post, de verdadeira arte até ácidas críticas políticas de uma forma tão leve e inspiradora.


Adoro seu blog.

Beijo!

Antonio Villeroy disse...

Obrigado Carol

Você me pegou no pulo, justo num momento em que entrei para acrescentar um dado ao post.

Não costumo responder por aqui e sim na publicação seguinte, mas como você foi a primeira a escrever, e coincidir de eu estar aqui desejei te responder diretamente.

Sobre a leveza, isso é algo que realmente busco em meus textos. Sempre procuro tirar o peso, deixar o texto mais palatável.

Há um livro de um grande escritor Italiano, Italo Calvino, chamado 6 Propostas para o Novo Milênio, que é a publicação de seis conferências que ele iria proferir na Universidade de Harvard em 1985.

No livro constam 5 das 6 propostas:

1) leveza, 2) rapidez, 3) exatidão, 4) visibilidade e 5) multiplicidade.

A sexta, Consistência, ele não chegou a escrever, pois havia deixado para preparar quando chegasse em Harvard. Infelizmente faleceu antes de concluir.

Eis um assunto a desenvolver num proximo post.

E fica aqui inaugurada a resposta nos comentários.

Me empenharei a responder aqui, o mais breve possível todo o primeiro comentário de cada post. Ou então o mais interessante quando não coincidirem.

Bjs.

Equipe 3° Ano A Codap 2009 disse...

Olá!

Primeiramente, é indispensável dizer o quanto é proveitoso ler este blog. A variedade dos assuntos abordados e a qualidade com que eles são tratados é, como Carol já disse, de uma forma inspiradora. Antonio, continue sempre por aqui!

AOS FÃS DE VILLEROY, gostaríamos de avisar que a ENTREVISTA ao site www.3anoacodap2009.hd1.com.br já está no ar! Aproiveitamos também para dar os parabéns à HANNALY OLIVEIRA por ser a vencedora do concurso da pergunta para a entrevista. A pergunta escolhida foi: "Você tem ídolos? Quem são eles?". A resposta desta e das outras perguntas vocês conferem no: http://www.3anoacodap2009.hd1.com.br/index_arquivos/Page1058.htm

AO VILLEROY, muito obrigado pela gentileza de nos responder mesmo em meio a tantos projetos. Sucesso!

Como já era de se esperar, a entrevista está excelente. Vale a pena conferir.

Boa Tarde!!!

Belle disse...

Olá Antonio!

Mais um texto daqueles...que bom que você voltou!!! rsrs

Essas fotos que postou do filme são simplesmente demais!! Uma qualidade de imagem absurda...já dá para imaginar como será o filme, com essas imagens e sua trilha sonora...sucesso garantido!

Parabéns pelo desenvolvimento de tantos projetos! Com tanto talento assim, o sucesso sempre estará ao seu lado!

Beijos!

Ps: Ansiosa aguardando seus shows no Rio!!!

Unknown disse...

ANTONIO

SEU BLOG É DEMAIS!!!!
INFORMA, RELAXA, FAZ VIAJAR
AINDA POR CIMA É CRÍTICO, POLITIZADO E ABORDA MUITOS TEMAS.

GOSTEI DE SABER QUE VOCÊ TAMBÉM COZINHA.
HOMEM COZINHANDO É TUDO!!!!

SUA MULHER (OU NAMORADA) DEVE SER UMA SORTUDA!

O CARA É GATO, INTELIGENTE, CULTO, FAZ UMA MUSICAS INCRIVEIS E AINDA COZINHA.
NOSSA!!!!

MANDA AÍ ALGUMAS RECEITAS
EU TO CURIOSA

Hannaly Oliveira disse...

Acho incrível esse negócio de 'trilhar' filmes, adoro as informações técnicas, fala mais quando puder?! - Música e cinema, duas grandes paixões, seria de fato o trabalho dos meus sonhos... mas masterizar cores pra mim foi novidade, achava que era só música.

(e eu diria que 8.847,360 pixels nos proporcionariam uma qualidade de imagem que beira o surreal...)

A entrevista ficou ótima,
Adoro o fato de você sempre ter uma resposta elaborada para perguntas simples. Ainda aprendo a fazer isso!


Aliás, vai rolar um show maravilhoso em Botafogo, no Cinematheque. Acho que você ia gostar.

http://hannalyoliveira.blogspot.com/2009/06/8vb.html

Bom te ter aqui! Sempre.
Beijones!

Unknown disse...

Adorei as respostas da entrevista do site do 3º "A" principalmente por demonstrar prazer em responder todas as perguntas de modo tão completo. isso sim é um exemplo de bom artista!

Luan Santos disse...

Estava meio complicada a situação do Inter na decisão da Copa do Brasil. Ah, sim! Concordo plenamente com o seu raciocínio sobre a seleção de 2006. Uma constelação. Esperamos que ano que vem, saiamos com um bom desempenho e, se possível, com o Hexa, claro! Rs

Saindo do futebol, extraordinárias as imagens do longa. Já dá pra se ter uma noção de que será muito bom.

Enfim, impressionante a variedade de temas abordados e qualidade com que são tratados. É por isso que sempre venho por aqui. Apesar de comentar pouco, estou desde o quarto post do blog onde perguntei sobre a possibilidade de shows aqui em Aracaju-SE. Rs. Muito bom! Parabéns pelo grande trabalho!

Ah! Sou da equipe do site www.3anoacodap2009.hd1.com.br
A entrevista está excelente! Valeu Antonio! Aos (outros) fãs, dêem uma passada pelo site e confiram a entrevista!

Abraço!

Juliana!!! disse...

Nossa.... Voltou com força total mesmo! Na forma do blog! hehehe
Vamos lá, qto ao Michael... Hj troquei meu horario de trabalho e a tarde liguei a TV... Afs, como podem falar tanto de coisas tao insignificantes frente o talentasso q ele foi!
Inter... OK OK! Estava no estadio qdo o Sao Paulo (meu time, na alegria ou na tristeza)perdeu a final da Libertadores.... Mas, enfim, meu sentimento anti-corintiano é maior... Eu TORCI por Inter, mas o Curintia jogou muito!
Receitas... q moço prendado e polivalente!
Acabei nao indo ao show da Maria Gadu pq na 3a feira nenhum amigo quis me acompanhar, povo paulistano, viu! Mas, pelo q vi na agenda dela, havera show no Tom Jazz!
Hannaly, PARABENS pela pergunta (ainda nao li a entrevista, vou ja ja)
Chega, por hoje, pq me post ja deve estar enorme!
Bjaooooooooo e show em SP!!!!

AH, QTO A VIR PRA SAO PAULO! O frio aqui tah de doer... Venha encapotado, oks! hehe

JANAÍNA disse...

Totonho

muito legal essa idéia de responder aqui ao primeiro comentário. Na próxima vez vou correr pra chegar na frente.

E vou me empenhar em fazer um comentário bem consistente e interessante pra não ter dúvida.

Obrigada em nome de todos os fãs por mais essa demonstração de carinho e atenção.

beijinhos
Jana

Veluma Nunes disse...

Adorei o texto.
Trilha sonora de um filme ?
MEU DEUS ! tudo de bom .
Parabéens Totonho!

Kiana_Nurse disse...

Oi Totonho!!!
Que alegria enorme ver cmo o blog está sendo "bombardeado" de informações,criticas,emoções...bem intimista mesmo,exprimem a cada palavra,o qnto intenso és,e o qnto o admiro por isso!!!Nossa,sua atenção para conosco é tocante,me orgulho de ser sua admiradora...
vi seus três ultimos post's agora,sabe cmo é,vida de plantao de enfª acaba sobrando pouco tempo rsrs Mas,desde o ano passado,venho te acompanhando,e sempre irei acompanhar,amooooo ler seus post's,a cada leitura,parece q estamos "dialogando" com vc,vc nos enriquece a cada mensagem...Ahh vou procurar vir mais frequentemente por aki,e ver se tenho sorte de receber uma resposta direta sua hehehe

e sem esquecer:

Ainda to esperando um show seu aki em Natal/RN viu?nem pense q esqueci huahuahauahua

xerãooo de sua fã potiguar

Kiana_Nurse disse...

Oi Totonho!!!Tive voltar aki p dizer q amei a entrevista p o 3º Ano A da Codap,mto boas as perguntas,e Parabéns p Hanna q fez a pergunta sobre os idolos...

Achei interessante a pergunta sobre a musica Da laia do Lama,eu amo essa musica,especialmente,a mensagem q ela nos traz:

"Com os pés enterrados na lama
Busquei claridade na escuridãão
Fiz o meu coração em pedaços
Colei os meus cacos e me sinto são"

Isso mto me inspira,pois hj,posso dizer,q "juntei" mtos caquinhos em minha vida e estou de pé...e quem ja nao passou por isso,né verdade?

Totonho,
outra coisa,volte a trabalhar em seu cd viu?aguardamos ansiosos por isso...

xerãooo de sua fã potiguar [de novo] rsrs

Anna Luna disse...

Impressionante como você fala de coisas que pra mim são essenciais.

Italo Calvino, por exemplo.
Adoooro!

Por isso que você faz essas letras tão maravilhosas!!!!!

Bebe da melhor literatura.

Belo Antonio, essa de escrever aqui nos comentários foi outro gesto generoso seu.

Assim não há como a gente desprender de você.

Beijos

Sara Barbosa disse...

Parabéns pela entrevista q fez para o site do 3ºano.. adorei.. ficou ótima e como luan disse seria bem legal um show aqui em Aracaju.. eu adoraria ir lhe assitir.. Ah eu faço parte do 3ºano do Colégio d Aplicação um grande abraço e quero dizer q seu trabalho eh muito bonito e gratificante..

Marise Monteiro disse...

Olá, sou da equipe do site www.3anoacodap2009.hd1.com.br. Primeiramente quero parabenizar a Antônio Villeroy por esse blog tão diversificado e inteligente e agradecer, mais uma vez, pela entrevista cedida a nossa equipe. Agradeçer também aos admiradores do seu trabalho que visitaram o site e a entrevista.
E em nome de todos nós que fazemos o 3A Codap 2009, digo que gostaríamos muito de podermos assistir um show seu aqui em Sergipe.

Abraço,
Marise.

Tan disse...

Olá Antônio!

Parece que futebol é assunto proibido no Sul.

Foi uma surpresa saber que esse filme será lançado com essa tecnologia (4K) que eu tomei conhecimento por meio do programa Olhar Digital meses atrás.

Boa entrevista para o site.É muito bom saber que esses jovens estão interessados em algo mais no ano do vestibular.

Gostei de saber que o Choro foi utilizado junto com a dança.
Eu, chorona de 22 anos sinto por não ter vivido aquela época.Felizmente blogs como o Choro de bolso tem ajudado nós, jovens chorões, a entender a importância desse gênero.

Tâmara - Corinthiana chorona.