segunda-feira, 29 de junho de 2009

O RIO, ELS QUATRE GATS, GADU E ZAFÓN







Comecei o dia e a semana tomando um suco de uva com  linhaça. A presença dos azeites essenciais Ômega 3, 6 e 9 e de outros nutrientes da linhaça associados aos bioflavonóides com forte poder antioxidante encontrados no suco de uva proporcionam bom funcionamento, força, saúde e longevidade ao organismo. É um verdadeiro tônico da juventude!!!!


O céu do Rio está azul, com algumas nuvens e um friozinho simpático e inspirador, bom para uma caminhada, para trabalhar com criação ou deliciar-se com um bom livro. Recomendo um que li, há uns meses atrás, quando estive em tourné pela Europa, A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, que é, sobretudo, uma homenagem à literatura, aos que escrevem e os que tem gosto pela leitura.


Como dizem algumas resenhas, o enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. 


A vantagem de eu ter lido esse livro no meio dessa viagem é que tive, depois, em Barcelona, a oportunidade de visitar alguns dos lugares por onde se passa o romance, caminhar por aquelas ruas, sentir a forte presença de sua arquitetura, respirar seu ar úmido, sentir sua brisa e sol mediterrâneos. Entre tantos lugares o que eu mais desejava visitar estava o café Els Quatre Gats onde reuniam-se no final do sec XIX e começo do sec. XX alguns dos mais importantes artistas e intelectuais da Catalunha, entre eles, Pablo Picasso que lá realizou  sua primeira exposição.  Já conhecia Barcelona de outras viagens, mas dessa vez teve um sabor diferente, porque pude confrontar minha imaginação, as imagens sugeridas pelo livro, com a Barcelona dos dias de hoje. Os passeios foram ótimos e o jantar no Els Quatre Gats incrível!!!!


Segue o link desse interessante restaurante:

http://www.4gats.com


Agora falando de música, para quem mora ou está em São Paulo, aconselho a assistir ao show de Maria Gadú amanhã no Studio Sp!


Gadú é paulista de nascença mas está morando agora no Rio e acabou de gravar seu excelente primeiro disco que sairá nas próximas semanas pela Som Livre. Já assisti ao show dela umas 4 vezes, ela é mais incrível ainda no palco. Quem quiser uma prévia pode conferir no myspace:

http://www.myspace.com/mariagadu


Obrigado a todos (as) leitores (as) pela presença e comentários. Percebo que não só eu voltei como também algumas pessoas que costumavam frequentar esse blog no ano passado estão aos poucos retornando. E sejam bem vindos (as) quem está chegando agora.


Abraços e boa semana a todos


fotos 

Rio de janeiro hoje ao 1/2 dia

Maria Gadu 

Bairro Gótico de Barcelona cenário do livro A Sombra do Vento da Carlos Ruiz Zafón


9 comentários:

Cami Rodrigues disse...

Totonho, nao sabia que vc tinha vindo aqui em barcelona... moro aqui há 03 anos e respiro essa arquitetura todos os dias, com muito amor emuita energia.

Quando decidir voltar por aqui, avise! Tem lindos lugares que voce tem que conhecer!
um abraço!!

Camila Rodrigues!

Cacol disse...

Gostoso ter notícias suas!! Espero que possamos nos ver em breve.. Fiquem com Deus, sempre! Besos, Cacol!

Débora disse...

Oi lindeza

obrigada pela dica de leitura
e também sobre a nova cantora

agora o que eu quero é saber
quando é que
VOCÊ
vai fazer show em São Paulo

vi você cantando com a Ana no ano passado no Credicard Hall e ADOREI
gritei atéééé ficar rouca, rouquinha

venha venha venha

beijos dessa fã paulistana

Débi

Jennifer Reis disse...

Totonho, eu aqui mais uma vez... Aliás, agora que eu te descobri será difícil largar, rs.
Não tive oportunidade de estar em Barcelona, no entanto, 'A sombra do Vento' realmente é muito lindo.
Leia também 'A menina que roubava livros' - Markus Zusak. O enredo é meio semelhante, mas claro, emoções bem diferentes. É lindo, vale a pena!
Beijos, Jenny.

Juliana!!! disse...

Totonho,
Q vista lindona!!! Aih, se eu pudesse... hehe
Qto a Gadu, muito bacana o som dela.. Xeretei no MySpace! Vou tentar ir hj, caso contrario, vi q ela fara uma apresentacao no Tom Jazz em agosto....
Bjos e te mais!

Anna Luna disse...

ANTONIO

Li A Sombra do Vento. O livro é muito imaginativo e tem mesmo um poder de nos prender à leitura.

Que bacana que você pode andar por Barcelona logo depois de ler. Adoro essa cidade!!!!

Tenho ouvido a Maria Gadu na MPB FM. É muito bonitinha aquela música que está tocando. Vou dar um pulo no myspace dela pra conhecer as demais.

Beijos
Boa semana!!!!!
Anna

Martina disse...

Totonhooooo

adoro você, suas músicas e tudo que você escreve.

vou atrás das dicas que você deu

beijooooo

Martina

Fabiana. disse...

informacoes de musica, nutricao, viagens,...
por isso que adoro essa 'camera' dos nossos dias!

até!

BABI CASTRO disse...

Totonho, mais uma vez por aqui, eu estou amando ler seu blog, e esta postagem foi ainda mais gostosa, a verdade é que eu amo leitura, amo livros, trata-se de um amor imenso, eu mesma não conheço sua extensão...risos...

Um beijo grande, fica com Deus e continue sendo essa pessoa simpática.

Deixa eu correr pra comprar meu livro......kkkkkk.....