terça-feira, 21 de julho de 2009

DE VOLTA AO RIO, DISCO NOVO, ETC


Terça, 21 de julho

9:30 Alô gente. De volta ao Rio e já na correria. Muito obrigado pela atenção de vocês, pelos votos carinhosos de aniversário. To saindo meio apressado para o estúdio, retomando as gravações do disco novo. Até mais tarde. Vou ver se dou um report do estúdio.


19:01 Não deu tempo de vir aqui antes. Ficamos no estúdio direto, com o Rodrigo Vidal como engenheiro de som. GRavamos primeiro baixo e bateria com Gastão Villeroy e Cezinha, depois acordeão com Bebê, guitarra com Fernando Caneca, vocais com a Kakau Gomes e percussão com Marquinho Lobo.







Juliana, esses efeitos das fotos, são obtidos com o Photo Booth que é um programa do MacBook, IMac e outros modelos da Apple. Aliás , vocês podem perceber que estou viciado nesse efeito.




Quarta, 22 de julho

9:27  Dia lindo no Rio. Vou aproveitar essa manhã pra dar uma pedalada na orla. Ontem a Preta Gil me cobrou uma música nova que prometi a ela. No ano passado Ana Carolina e eu fizemos a canção Stereo que já é um sucesso total nos shows da Preta. Outro dia a encontrei na Pizzaria Guanabara, no Leblon (... foi atrás de mim na Guanabara ...) e, quando cheguei em casa, comecei a nova música e falei pra ela aqui pela internet. Só que embarquei na trilha do filme e tudo ficou de lado. Agora vou retomar essa idéia assim como algumas músicas para o meu disco que ficaram inacabadas.

Isso é engraçado, há canções que começo e finalizo instantaneamente e outras que exigem trabalho durante um bom tempo, às vezes meses, às vezes anos e nem sempre são concluídas.  É a eterna luta entre forma e conteúdo, você sabe o que quer dizer, mas na hora de encontrar a forma algo escapa.  A métrica, o ritmo, o colorido das palavras tudo deve caminhar na mesma direção e isso nem sempre é fácil. Há palavras rebeldes, fujonas que não dão as caras quando delas precisamos e outras  impositivas,  fominhas, que querem se colocar onde não são chamadas e que às vezes nos fazem confundir e até mesmo a trair o objetivo inicial da canção.
Às vezes estou caminhando na rua, pensando em outra coisa e a solução aparece. 

O Chico Buarque  falou que, certa vez, seu disco já estava indo pra fábrica, quando lhe surgiu uma tão buscada palavra e que então ele mandou parar tudo e voltou ao estudio apenas pra fazer aquela correção. 

Hoje à tarde vou trabalhar na música de ontem, fazendo edições e escolhendo guitarras e vocais aqui no computador de casa.

Bom dia pra todo mundo!





18 comentários:

Luan disse...

Agora é que é ansiedade...

Tomara que esse CD saia o mais rápido possível e inicie logo a turnê. Vilerroy, lembre de vim pra Aracaju, viu?!

Com o CD, você vai seguir o esquema da preparação do filme? Ir descrevendo passo a passo o trabalho? Se pudesse, seria uma boa!

(1° comentário! hehehe)

Cacol disse...

A melhor notícia.. Agora esperando ansiosa pelo CD.. =)

Kiana_Nurse disse...

Oi Totonho!!!!

Que boa notícia xD

Cd novo na área logo logo hehehe

E que a turnê comece logo tb,e nao esquece de Natal huahauhua =P

xerãooo de sua fã potiguar

Belle disse...

Obaaaa...CD novo!!!

Vocês me matam de ansiedade...aguardando o seu CD e o da Ana!!!!!

E a turnê Antonio...ainda está mantida a previsão para setembro???
Esperando os shows no Rio!!!

Bjão!

Juliana!!! disse...

Totonho!
Oba!!!!!!! CD!!!!
Tenho a mesma preocupacao q a Belle kkkk... Mantido Setembro pros shows????
Bjos

Veluma Nunes disse...

Ah , ainda morro disso !!
Mais a ansiedade vale a pena quando se trata de algo tão bom.
Antônio, você vai postar detalhes pra gente ? Vai postar passo a passo a gravação do cd tbm?
Ah, muitoo boom saber que vc está de volta no RJ. Se soubesse o orgulho que me dá. rs.
Boa sorte na preparação do novo cd.
ah , se puder me passa seu email pra eu te mandar umas letras minhas! Quem sabe vc goste de alguma? beijoos!

BABI CASTRO disse...

A CULPA É DO TONTONHO!!!...hahaha...

Poxa, estamos aqui sempre nessa ansiedade, aguardando o grande momento de correr para uma loja ou mesma pela net para comprar o CD...
Acelera Totonho, que estamos quase não aguentando mais...hahaha

Bjim e sucesso, muito sucesso, grande sucesso...

Hannaly Oliveira disse...

Enfim a grende noticia! haha Fico feliz em ler isso como todos aqui!

Até quando sai seu filho novo?! Tem previsão?! Solta alguma coisa pra gente, vai! hahaha

beijones ♥

Juliana!!! disse...

Totonho,
Hum.... So pra Apple!!! To pensando num gibi em que os meus alunos serao os personagens relacionado ao projeto Pedagogico da escola.... Como nao tenho Apple, "alugo" umas amigas q tem pra editar a foto! Brigadao pela informacao!
Trabalhando mesmo e bastantao!!!!!!! Ueba, CD novo a vista e turne tbm! Uh Uh!!! Passa logo em SP!....
Bjos

Veluma Nunes disse...

será que fui a primeira a ler o dia de hoje? haha!! acho que fui!
Falando sobre música, Totonho eu passo isso mesmo que vc disse ae , eu também escrevo algumas coisas, como eu já tinha dito antes.
Algumas saem rapidamente, as palavras surgem com facilidade, e outras demoram muito e quando eu menos espero, vem a palavra ou frase que esperei tanto tempo.
Passeio na orla é? Pena que acordo tarde. rsrsrs,
beijão , repito mais uma vez.
Ansiosérrima!!!!*

Cacol disse...

Isso me lembrou certa leitura que fiz sobre compositores.. Como essa nova geração está fazendo 'música' sem entender nem o sentido do que as palavras possuem..

Ainda bem que temos garantido os que sempre nos proporcionam canções ricas e bonitas.

Besos! Cacol

Juliana cunha disse...

totonho , estou lendo o monte cinco , do paulo coelho , vc já leu ? adorei seu blog. e só mais uma pergunta , essa veluma nunes ae escreveu alguma musica para a banda moinhos? não consegui entrar no blog dela. beijos .

Kiana_Nurse disse...

Oi Totonho!!!

Sempre boas novas por aki...

Hum,mais uma musica p Preta?q bacana!!!Acho ela uma artista super autentica,gosto dela tb...
Sinais de Fogo e Stereo são ótimas!!! (:

Essa questão de inspiração,realmente,deve ser algo q surge,apesar de mtos compositores fazer a música pensada "racionalmente",qndo a coisa vem ao natural,deve ser uma satisfação hehehe
O título mesmo do seu blog por exemplo,é uma musica q vc e a Ana demoraram bastante p compor...Vi nos extras do DVD dela hehe
e por falar em DVD,foi tb no DVD da Ana "Estampado" q o Chico Buarque,cita isso sobre a palavra,e acaba mandando voltar tuuuudo,só p colocar/modificar a letra,se nao me falhe a memória,era uma única letrinha huaahuahua mas que p/ ele,nossaaa fazia uma enorme diferença hehe
Coisas do mestre Chico hehehe

Aguardando mta coisa boa vindo por aê...seu cd é uma delas xD

xerãooo de sua fã potiguar

Fabiana. disse...

Nossa antonio, veja só quanta coisa estou lendo (aos poucos). Me perdi no meu tempo que só corre mesmo pelo sono de cada hora. E vejo que as palavras que mais se repetem nos posts são 'rolos' e 'parada' e 'estúdio'. Tudo até organizado com hora!

Ah, feliz aniversário já atrasado, mas estamos no mês ainda.

Vou continuar lendo por agora. Até breve!

Anna Luna disse...

ANTONIO

Feliz aniversário atrasado.
Que você continue essa pessoa generosa,
esse compositor inspirado e grande artista que você é.

Que tenha sempre muita saúde, amigos verdadeiros e desfrute sua vida da melhor forma possível!

Tirei uns dias de férias, férias de tudo, incluindo celular e internet. Por isso não acompanhei a finalização de sua trilha. Fico feliz que tudo tenha acabado bem, que você e os produtores tenham gostado.

Dei uma lida nos posts, percebi que você mudou o estilo , intercalando textos com imagens, colocando fotos com efeitos. Muito legal ver assim, a narrativa interagindo com os comentários dos leitores.

Mais uma sacada sua! parabéns por isso também!!!

Beijão e mais uma vez muitas felicidades!!!!

Núbia disse...

Olá Antonio

Primeiro quero lhe dar os parabéns pelo seu aniversário (atrasado rsrs) é
que estava acampando nesses dias então já viu né.
Quero dizer que venho aki desde ano passado mas é a primeira vez que comento. Acho suas musicas lindas, as mais lindas do mundo. é a trilha sonora de minha vida. conheci pela Ana Carolina, como muita gente eu acho. No começo não gostava de você cantando, quando vi no Faustão. Uma amiga me emprestou seu DVD e fui me apegando ao seu jeito doce. e aí de tanto assistir me apaixonei de vez. Lindo lindo lindo!

Desejo tudo de bom e do melhor pra você! Muito sucesso no novo disco e uma anciedade enorme por um show aqui em Ribeirão Preto.

Beijosssssss

Luan disse...

Mais uma música pra Preta Gil! Gosto muito de Sinais de Fogo. Muito boa essa música.

(Esperando CD e show...)

Bruno Weber Bopp disse...

poxa que coisa boa que encontrei alguma maneira de falar contigo, além de ser um grande admirador do teu trabalhor, me sinto com uma certa intimidade para contigo pelo fato de desde que eu era um bebe meus pais falavam de ti, quando ainda nao eras antonio e sim totonho.Meu nome é Bruno Bopp sou filho de Marco Aurélio e Marjie Bopp e sempre que falamos em musica nessa casa seu nome entra na conversa, gostaria de um dia poder conhecer tua pessoa que pra mim já é intima pessoalmente; espero que possamos conversar mais. grande abraço de um jovem fã
brunobopp@hotmail.com