terça-feira, 30 de junho de 2009

PINA BAUSCH










A intensa luminosidade que envolve o Rio de janeiro no dia de hoje não combina com a triste notícia da morte de Pina Bausch.

A Pina foi uma coreógrafa alemã que repaginou a história da Dança Teatro, contribuindo para o desenvolvimento da dança contemporânea de uma forma geral e influindo também sobre a encenação teatral como um todo. Aliás, artistas de diversas categorias, do cinema, da música e, provavelmente, artistas plásticos e poetas também foram tocados por sua criatividade.

Meu primeiro contato com sua obra foi em 1990, quando ela trouxe Sobre a Montanha Ouviu-se um Grito para o Teatro Municipal dentro da programação do Carlton Dance. Lembro que morava em Porto Alegre e vim cespecialmente para assistir a apresentação daquele espetáculo.

Depois disso aluguei diversos vídeos seus na biblioteca do Goethe Institute. Naquela época não havia internet e muito menos Youtube, então para ver esse tipo de coisa tinha-se que procurar e muito.

Em julho de 1995 assisti no Festival de Teatro de Avignon, na região provençal da França, a dois espetáculos incríveis, Café Müller e Sagração de Primavera. Esse festival toma conta de toda cidade, onde ocorrem apresentações de todo tipo em diversos teatros e também na rua. Numa tarde daquelas, conheci Regina Advento, uma bailarina mineira ex-integrante do Grupo Corpo que passara a integrar o grupo de Pina após uma audição feita em 90 durante o Carlton Dance. Aliás, no elenco de Pina tinha bailarinos do munto inteiro, o que conferia ao grupo uma diversidade étnica que contribuia muito para o enriquecimento dos espetáculos.

Ainda em 95, no mês de agosto, eu estava fazendo uma temporada de shows na cidade de Pescara no leste da Itália e fui a Roma onde assisti a outro maravilhoso espetáculo da companhia, Nelken (Cravos) que apresentava três canções brasileiras na trilha sonora, entre elas As Pastorinhas de Noel Rosa e João de Barro. Foi uma noite memorável coroada num café onde tive o prazer de encontrar Pina Baush e presenteá-la com meu primeiro disco. Ela além de tudo era acessível e atenciosa.

Anos depois uma amiga minha foi até Wuppertal, no noroeste da Alemanha, onde ficava sediada companhia e lá participou de uma festa que contava ainda com as presenças de Caetano Veloso e Pedro Almodóvar. Mais ou menos por essa época, Almodóvar rodava Fale Com Ela e acabou utilizando um trecho de Café Müller na abertura do filme.

Pina tinha muito interesse pelas coisas do Brasil. Além de Regina Advento havia outros brasileiros na companhia, Dulce Pessoa, Geraldo Si Loureiro e Ruth Amarante. No seu espetáculo Valsas de 1982 ela contava com onze choros e valsas brasileiras de Zequinha de Abreu e Catulo da Paixão Cearense entre outros compositores. Em Mazurca Fogo, sobre Lisboa, Pina abria o espetáculo com a música Desentope Batucada de Marcos Suzano e ainda utilizava Samba de Orfeu de Luis Bonfá e Antonio Maria e Batuque nº 16 de Baden Powell.

Pode-se dizer que Pina Baush  faz parte do elenco dos grandes artistas que atuaram no Sec XX começo do XXI.. Aqui dei meu depoimento pessoal, falando dos contatos que tive com Pina e sua obra. Há muito ainda o que se dizer sobre ela, considerações estéticas e como ela ajudou a enriquecer minha subjetividade. mas o trabalho me chama e portanto deixo com vocês algumas fotos que falam mais do que palavras.

Pra quem tiver interesse pelo assunto, no Youtube há diversos vídeos, entre eles a abertura de Fale Com Ela. Há também alguns livros com fotos incríveis que podem ser encontrados nas Americanas e na FNAC. 

Links

vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=iHzlEvtjaOw
http://www.youtube.com/watch?v=KXVuVQuMvgA

livros
 http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/882719
http://www.fnac.com.br/pesquisa/-1/fnac.html?=pina%20bausch


Bom proveito
Abraços

fotos:
Diversos espetáculos de Pina Bausch
Luminosidade do Rio hoje por volta de meio dia

 









 

segunda-feira, 29 de junho de 2009

O RIO, ELS QUATRE GATS, GADU E ZAFÓN







Comecei o dia e a semana tomando um suco de uva com  linhaça. A presença dos azeites essenciais Ômega 3, 6 e 9 e de outros nutrientes da linhaça associados aos bioflavonóides com forte poder antioxidante encontrados no suco de uva proporcionam bom funcionamento, força, saúde e longevidade ao organismo. É um verdadeiro tônico da juventude!!!!


O céu do Rio está azul, com algumas nuvens e um friozinho simpático e inspirador, bom para uma caminhada, para trabalhar com criação ou deliciar-se com um bom livro. Recomendo um que li, há uns meses atrás, quando estive em tourné pela Europa, A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, que é, sobretudo, uma homenagem à literatura, aos que escrevem e os que tem gosto pela leitura.


Como dizem algumas resenhas, o enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. 


A vantagem de eu ter lido esse livro no meio dessa viagem é que tive, depois, em Barcelona, a oportunidade de visitar alguns dos lugares por onde se passa o romance, caminhar por aquelas ruas, sentir a forte presença de sua arquitetura, respirar seu ar úmido, sentir sua brisa e sol mediterrâneos. Entre tantos lugares o que eu mais desejava visitar estava o café Els Quatre Gats onde reuniam-se no final do sec XIX e começo do sec. XX alguns dos mais importantes artistas e intelectuais da Catalunha, entre eles, Pablo Picasso que lá realizou  sua primeira exposição.  Já conhecia Barcelona de outras viagens, mas dessa vez teve um sabor diferente, porque pude confrontar minha imaginação, as imagens sugeridas pelo livro, com a Barcelona dos dias de hoje. Os passeios foram ótimos e o jantar no Els Quatre Gats incrível!!!!


Segue o link desse interessante restaurante:

http://www.4gats.com


Agora falando de música, para quem mora ou está em São Paulo, aconselho a assistir ao show de Maria Gadú amanhã no Studio Sp!


Gadú é paulista de nascença mas está morando agora no Rio e acabou de gravar seu excelente primeiro disco que sairá nas próximas semanas pela Som Livre. Já assisti ao show dela umas 4 vezes, ela é mais incrível ainda no palco. Quem quiser uma prévia pode conferir no myspace:

http://www.myspace.com/mariagadu


Obrigado a todos (as) leitores (as) pela presença e comentários. Percebo que não só eu voltei como também algumas pessoas que costumavam frequentar esse blog no ano passado estão aos poucos retornando. E sejam bem vindos (as) quem está chegando agora.


Abraços e boa semana a todos


fotos 

Rio de janeiro hoje ao 1/2 dia

Maria Gadu 

Bairro Gótico de Barcelona cenário do livro A Sombra do Vento da Carlos Ruiz Zafón


sexta-feira, 26 de junho de 2009

REMEMBER THE TIME


 Seria impossível não falar em Michael Jackson hoje, sempre gostei muito de suas músicas, sua dança e, principalmente seus clipes que mostravam tudo isso com grande sofisticação e arte. Entre os video clipes que mais gosto está Remender The Time de onde pincei a foto acima onde ele contracena com a top model Iman, então casada com David Bowie.

Mas não me alongarei muito falando do maior astro da música pop já que não sou expert no assunto e  que, hoje e nos próximos dias, todas as mídias estão e estarão repletas de informações, programas, fotos e textos a seu respeito.

Posso acrescentar uma info de boca a orelha que talvez ninguém fale por aí, mas soube que, na época da produção de Thriller, Quincy Jones, que produzia o álbum, teria solicitado uma música a Ivan Lins. Entretanto, havia oferecido um percentual pequeno ao Ivan (não tenho certeza, mas acho que era cerca de 10%),  que acabou não concordando com a proposta. No fim das contas, Thriller foi o disco mais vendido da história de indústria fonográfica e esses 10% teriam representadao alguns milhões de dólares ao Ivan.

 Para concluir deixarei apenas mais uma observação, na verdade, um jogo de palavras que, de certa forma, resume a contraposição existente entre os aspectos polêmicos de Michael e sua imensa musicalidade e contribuição artística.

Diz-se que seus dois maiores conflitos consistiam na negação de sua negritude e na sua recusa em tornar-se adulto. No entanto, fez black music da melhor qualidade, coisa de gente grande!


quarta-feira, 24 de junho de 2009

DIARIO COMO UM JORNAL, CURTO COMO UMA NOTA




Vou tentar a proeza de atualizar mais seguido essa coluna. Escrever coisas curtas e diárias. 

Estou ainda envolvido com a trilha do filme que tem uma equipe espalhada por várias cidades, Nova Iorque, Rio, São Paulo, Porto Alegre e até Matinhos no Paraná. Passo alguns momentos do dia trocando e-mails e  conversando em chats com as pessoas da produção. Graças aos recursos tecnológicos, às vezes fotografo uma página do meu trabalho dentro do próprio computador pra pedir conselhos técnicos ao Tiago Becker, engenheiro de som que fará a mix da trilha. 

Estou adorando fazer o trabalho e ao mesmo tempo querendo terminá-lo pra voltar a dedicar-me ao meu disco.

Hoje pela manhã, recebi a Folha de São Paulo com a chamada e foto principal da capa mostrando funcionários da prefeitura de São Gabriel, minha cidade natal, portanto máscaras para evitar o contágio com a gripe suína. Há oito casos confirmados na cidade. Depois assisti aos principais noticiários da tv que mostraram imagens das ruas  onde passei minha infância. São Gabriel dificilmente está na mídia e bem que eu gostaria que essa sua súbita notoriedade se desse por um outro motivo que não esse.

Aqui no Rio não se fala muito nessa pandemia e espero que continuemos assim, quero dizer, que não tenhamos motivos para falar desse assunto e que possamos aproveitar esse inverno cheio de sol que 2009 está nos apresentando. Aliás esse ano todo tem sido bem luminoso por aqui.

Amanhã pretendo começar o trabalho um pouco mais tarde pra sair de bicicleta e aproveitar esse clima bom.

Há duas semanas houve a festa de aniversário do João Suplicy com sarau que contou com a presença de muitos músicos e apreciadores de música como o Senador Eduardo no começo da noite. 

Acima algumas fotos ilustram o acontecimento. (Isso parece texto de coluna social de jornal do interior, eheheh ).

Papo rápido como prometido. Espero voltar em seguida.

Abs

Nas fotos aparecem Mombaça no violão, Suplicys pai e filho, Ana Carol, Maria Paula, Gabriel Moura, Paulinho Loureiro, Lia Sabugosa, Cezinha, Mu Chebabi e outros convidados.


quarta-feira, 3 de junho de 2009

DE VOLTA AO BLOG




Pois é ... foram muitos meses sem blogar.

De vez em quando vinha aqui e via as manifestações de meus queridos leitores (principalmente leitoras) pedindo pela volta dos meus  escritos. Eu também senti falta de escrever e trocar idéias por aqui, mas depois que deixei passar um mês sem escrever fui me sentindo cada vez mais como um atleta fora de forma. 

E muitas coisas rolaram de novembro pra cá, inclusive as voltas de Ronaldo e Adriano ao futebol brasileiro, ambos também ainda um pouco fora de forma , mas marcando gols e alegrando suas torcidas.  Sou colorado, e o glorioso Inter segue invicto em primeiro no brasileirão e disputa hoje a vaga na final da Copa do Brasil com o Coritiba, mas não deixo de ficar feliz com as performances dos atacantes parrudos nos times do Corintians e Flamengo. Talvez isso vire mesmo moda e outros bons jogadores voltem a jogar nos clubes nacionais.

- Inspirado nos craques volto a suar minha camisa por aqui.

Não pretendo fazer um resumo cronológico do que se passou comigo nos últimos tempos, afinal essa página não pretende ser um diário. Mas, nos próximos posts,  pretendo pincelar alguns acontecimentos marcantes dos meses passados na tela dos dias de hoje. 

Chocado, muito chocado, com o acidente da AirFrance, em rota que costumo fazer com certa frequência,  fiquei boa parte de segunda-feira diante da TV, esperando alento, uma noticia, um sinal de fogo vindo de uma ilha deserta, onde, como num filme, os sobreviventes  pudessem aquecer-se, preparando alimento e aguardando socorro.  Incuravelmente romântico e esperançoso, fiquei torcendo por um desfecho melhor a aquele acontecimeto, como quando lia Robinson Crusoé e adulava com chocolate minhas espinhas adolescentes, buscando um sentimento puro, ingênuo pra encarar com mais graça e leveza aquilo que não se pode controlar. 

Da minha mais recente viagem à Europa trago algumas lindas lembranças. Um surfista que deslizava numa onda fixa provocada por uma barragem na corrente de um rio a quase 0 graus centigrados em Munique, os excelente músicos da Zawinul Syndicate com quem toquei em Paris,  a brisa solar de Barcelona, os vinhos do sul da França, a melancolia Luxemburguesa,  os olhos de Gabriela no branco da neve.

Voltei ao Brasil cheio de trabalhos e mudanças na vida pessoal e profissional. 

Além dos projetos em andamento, o disco novo quase pronto, a trilha do filme Enquanto a Noite Não Chega em fase final, há algumas novidades, incluindo uma nova tourné que começa em setembro e o lançamento de discos de outros artistas pelo meu selo, Pic Music, assuntos a serem desenvolvidos aqui na sequência. 

Agora, música Além do Paraíso está saindo da casca em duas frentes: 
com uma nova versão de letra na novela Caras e Bocas da Globo, na voz de Jussara Silveira, uma cantora que gosto muito ...

e com minha versão, que  começou a tocar na MPB FM do Rio de janeiro e será enviada a rádios de todo Brasil essa semana. Fiquem atentos e façam seu pedidos, uma música sem jabá precisa muito dos fãs para entrar e permanecer nas ondas do rádio.  No filme "Os Filhos de Francisco" essa estratégia ficou bem clara.

Aos cariocas e não cariocas segue ao endereço da MPB 

http://www.mpbfm.com.br/faleconosco.asp


Escrevam, comentem a música, peçam para tocar ...

Quem ainda não conhece a música e não mora no Rio, pode ouvi-la no meu site oficial, sessão Obra Aberta e no myspace.

seguem os links:

www.antoniovilleroy.com
www.myspace.com/antoniovilleroymusic  


Volto em breve.


Legendas: Surfista de rio em Munique
                   Show no Satellit, Paris
                   Sol de Barcelona