sexta-feira, 14 de novembro de 2008

ALÉM DO PARAÍSO EM PORTO ALEGRE COM LOKUA


Foi um prazer dividir o palco com Lokua Kanza no show do Mistura Fina, quarta passada. Ele tem uma voz linda e uma energia incrível, traz uma coisa de raízes muito profundas da África, que nos leva a pensar no ser humano em sua essência, puro, terreno e, ao mesmo tempo, divino . O flautista e saxofonista Carlos Malta chegou de surpresa com instrumento e também deu uma canja na hora dos sambas. Foi ótimo! Ele elogiou a concepção baile do show com espaços para improvisos dos músicos, algo que deve ser ainda melhor aproveitado no futuro.

Semana que vem fechamos a tampa da tour Além do Paraíso em 2008. Vão rolar outras apresentações até o final de dezembro. Serão pocket shows de voz e violão e talvez uma apresentação do show Sinal dos Tempos com orquestra, mas o show com esse formato dançante com essa banda entra em recesso depois do show do Opinião que será quarta que vem, dia 19 em Porto Alegre.  Depois disso, vou me dedicar à finalização do disco  e cada um dos músicos vai estar envolvido com outros projetos: Gastão (baixista) vai fazer os shows de lançamento do disco de Marisa Rotenberg, que está chegando na semana que vem lançado pelo meu selo, Pic Music; Endrigo (batera) vai pra Curitiba, Juju Gomes (vocais) segue em tourné com Nando Reis e o Bebê (acordeonista) segue pra Viena para fazer alguns shows com Alegre Correa, um amigo nosso que mora lá há muitos anos e que tem um público grande e goza de muito respeito nos meios musicais vienenses, o que é um grande mérito, pois aquela cidade é musicalmente muito exigente. 

Mas voltando ao Opinião, esse show vai ter algumas novidades. Uma delas é que Denise Fontoura, falutista, saxofonista e vocalista, vai atuar no lugar da Juju Gomes, não só fazendo backing mas também tocando sax e flauta. E teremos duas canjas, Bebeto Alves, meu grande parceiro, co-autor de muitas músicas do repertório e também Jorginho do Trompete que vai participar das partes dos sambas, tocando pandeiro, trompete e flugelhorn. Essa noite com certeza vai ser incrível, o Opinião é um lugar para 2.000 pessoas, o palco tem uma boa estrutura e é sempre bom tocar na cidade onde morei a maior parte da minha vida.

Juliana, obrigado por suas palavras e pela energia boa em São Paulo. Belle na próxima vez vamos fazer as fotos sim, sem nenhum problema. Fabiana, que pena que você não pode ir. Acho que a produção não viu seu recado no site. Mas quando voltarmos ao Rio seu nome estará lácom certeza.  Kyana e Thuysa, também não vejo a hora de fazer o show em Natal. Quem sabe em janeiro?!

Em fevereiro saio em tour pela Europa, em março tem o lançamento de um filme que estou fazendo a trilha (falarei mais em outro post) e em abril começam os shows de lançamento do disco novo. Por falar nisso, Além do Paraíso já está disponível na Obra Aberta do site. Marco Aurélio, valeu pela presença. Engraçado o que vc falou pro Gastão. Mas é normal, muita gente confunde.

Hannaly ainda não li o blog novo, mas achei o título  pessimista, ou talvez nihilista. Eu prefiro pensar que a vida é bela, apesar das coisas desagradáveis que temos que contornar e superar no dia a dia.  Mas imagino que você tenha as suas razões para falar dessa forma.

Valeu Fernanda Garcia, Pri  e Suzana (que bom que você gostou do show). Realmente os portoalegrenses, como a Daia, vão curtir muito.

Abraços a todos
Boas vibes e bom fim de semana.

PS. Ontem (sexta-feira), o Lokua jantou aqui em casa e ficou afinzaço de participar do show em Porto Alegre. Para aqueles que pediram por ele aqui no blog, está confirmado. Ele vai estar conosco no dia 19 em Porto Alegre, no show do Opinião.
Bebeto Alves até agora não confirmou, portanto ainda não sei se ele vai mesmo estar no show. Mas já teremos Lokua e Jorginho. Espetacular!

sábado, 8 de novembro de 2008

ALÉM DO PARAÍSO DE VOLTA AO RIO COM CANJA DE LOKUA KANZA


Voltei de São Paulo com muita coisa pra fazer. O show lá foi ótimo, público caloroso que entrou totalmente no clima. Só não deu pra dançar porque estava muito cheio embaixo.

Voltando ao Rio comecei a trabalhar com Lokua Kanza, esse sensacional cantor e compositor natural do Congo, que viveu 24 anos em Paris e que agora está morando no Rio. Ele está com um disco novo, o sexto de sua carreira todo cantado em Lingala, uma das muitas línguas de seu país de origem e me convidou para fazer algumas versões em português. 

Esse trabalho está gerando um imenso prazer, pois o Lokua é genial, suas melodias são divinais, elevam o espírito; ele é um artista de uma luz radiante que contamina positivamente. Convidei-o para cantar no show do Mistura Fina nessa próxima quarta-feira. 

Quem quiser saber mais sobre esse artista maravilhoso acesse:     

                                                 www.lokua-kanza.com

Será ótimo voltar ao Rio com esse show. Em seguida faremos em Porto Alegre no dia 19 no Opinião e depois disso vou me ocupar apenas dos discos, o meu de inéditas que deverá se chamar Além do Paraíso e o disco em parceria com Don Grusin que vem ao Brasil Janeiro pra finalizarmos as gravações.

Por falar nisso, Ouro e Além do Paraíso já estão disponíveis em minha página no myspace: 

 http://www.myspace.com/antoniovilleroymusic  . 

Só não estão ainda no site oficial porque dei outros trabalhos pro meu web designer e ele ficou sem tempo de fazer o upload. 

Amanhã vamos gravar as bases de mais duas músicas Velas Pra Todos os Santos e O Peixe quer Água  com o Endrigo Bettega na bateria e o Gastão Villeroy no baixo. Depois eu gravo violões e  o Bebê  os acordeões de cinco canções,  Istancov, Aqui, Odisséia e as duas bases de amanhã. O engenheiro de som será o Marcelo Sabóia, que mixou o dvd Sinal dos Tempos e que tem gravado boa parte desse novo trabalho. Vamos gravar no estúdio Pacto com Baco que o  Gastão tem em sociedade com o compositor e produtor Eugenio Dale e o Matias Zibechi, percussa do Bonde Som. É trabalho pra umas 8 horas.

Na segunda ensaio com Lokua e, na terça, com a banda pro show de quarta.
Como fizemos no Hideaway, vamos abrir para essa sessão uma lista amiga. Quem quiser ir escreva no e-mail do site que a produção orientará sobre como fica o preço, etc.

Muito obrigado a todo mundo que tem vindo aqui, em especial a quem tem comentado,
Hannaly, Fabiana, Girl, Belle, Isabelle, Kiana, Thabata, Marco Aurelio, Fernanda, Jaqueline, Camilinha. Ficamos muito tempo falando de política e esquecemos um pouco a música. Agora com a eleição de Obama pelo menos fica uma perspectiva melhor de futuro. Mas não podemos esquecer de fazermos nossa parte e principalmente ficarmos muito atentos a tudo que está acontecendo no Brasil e no Mundo.

Patricia, meus parabéns pelo baby, que seja muito abençoado e com uma vida brilhante pela frente! Não tenho mais orkut, faz tempo, mas gostaria muito de ver as fotos.

Beatriz, que bom que você gosta do Lokua. Apareça no Mistura!

Obrigado Kaká Shehtman e Ale Contini, que foram geniais em São Paulo e também o Leo Shehtman pela hospitalidade. Obrigado a minha Gabriela pela maravilhosa parceria.

E obrigado ao pessoal que freqüenta essas páginas, Gabi Simas e suas amigas que  foram  no show de Sampa, a energia foi incrível!

Pra quem morar no Rio, nos vemos na quarta.
Bom domingo e excelente semana pra todos.

PS A foto é do Lokua. Depois vou postar algumas do show de Sampa.
PS2 Depois do post: saiu hoje (domingo) na Revista do jornal  Globo um texto que escrevi para a página Colunista Convidado.